O Jogo ao Vivo

Agressão

Ás do xadrez sovado por grupo na noite

Ás do xadrez sovado por grupo na noite

Horas depois de vencer o Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, Timur Gareev, de 27 anos, foi espancado por um grupo de indivíduos, este domingo de madrugada, na zona de diversão noturna daquela cidade. Sofreu vários ferimentos, mas já teve alta. As circunstâncias do incidente estão a ser averiguadas, mas tudo aponta para uma situação casual, gerada por motivos fúteis.

O Grande Mestre (título máximo da modalidade), natural do Uzbequistão, mas que compete pelos Estados Unidos da América em torneios internacionais, era uma das principais figuras do evento. Segundo disse, ao JN, Miguel Babo, da organização da prova, o jovem ficou em primeiro lugar "com uma performance extraordinária, enfrentando outros Grandes Mestres fortíssimos". "Fez 8,5 pontos em 9 possíveis", frisou.

Satisfeito com o triunfo, e após a entrega dos prémios, Timur esteve num jantar com elementos da organização e outros jogadores. Já de madrugada, saiu do hotel onde estava hospedado e foi, sozinho, dar uma volta na zona do Bairro Novo, onde funcionam vários bares e concentra-se a "movida" no centro da cidade. Cerca das quatro horas, envolveu-se numa desavença com um grupo que não conhecia e foi violentamente agredido, a murro e pontapé.

Examinado no hospital

Sem avançar com uma explicação para o sucedido, Miguel Babo disse acreditar que não houve qualquer provocação da parte do xadrezista, "que não é uma pessoa violenta".

Timur Gareev ficou "muito maltratado", com ferimentos sobretudo na cara, e foi transportado ao hospital, tendo tido alta horas depois. Foi sujeito a exames no sentido de averiguar se tinha lesões internas. Durante a tarde de domingo, terá viajado para o Porto com um amigo, desconhecendo-se quando regressará aos Estados Unidos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG