Évora

Municípios de Évora concedem tolerância de ponto no Carnaval

Municípios de Évora concedem tolerância de ponto no Carnaval

Os 14 municípios do distrito de Évora decidiram, em conjunto, dar tolerância de ponto aos seus funcionários no Carnaval, 13 deles na terça-feira e Vila Viçosa na segunda-feira.

"A tolerância de ponto neste dia tem a ver com o facto de haver actividades carnavalescas e os municípios têm autonomia para conceder tolerâncias de ponto", justificou, esta quarta-feira, à Agência Lusa o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), Ângelo de Sá.

A decisão de conceder tolerância de ponto no Carnaval foi "concertada" entre os municípios que constituem a CIMAC, adiantou o responsável, sublinhando que "é tradição em Portugal dar aos trabalhadores tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval".

Lembrando que "existem contratos colectivos de trabalho, de muitos ramos de actividade, que já prevêem tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval", o também presidente da Câmara de Borba considerou não haver "razão nenhuma para este tipo de medidas", referindo-se à decisão governamental de não dar tolerância de ponto aos funcionários públicos nesse dia.

"Não é por aqui [pela suspensão da tolerância de ponto] que o país resolve os seus problemas", defendeu Ângelo de Sá, contrapondo que "o desenvolvimento económico de qualquer país passa também pela boa relação com os trabalhadores".

Por isso, advertiu, é necessária "uma concertação" entre o Governo e os trabalhadores, sobretudo, com aqueles que trabalham na Administração Pública, porque estes "têm sido muito penalizados ao longo destes últimos anos".

"Não tiremos, pelo menos, o direito de brincar neste país, onde, realmente, se brinca com a vida das pessoas", ironizou o autarca socialista.

PUB

Das 14 autarquias que constituem a CIMAC, a única que não concede tolerância de ponto na terça-feira é a de Vila Viçosa, mas apenas porque a antecipou para segunda-feira devido ao desfile de Carnaval na freguesia de Bencatel, confirmou à Lusa o vice-presidente do município, Ricardo Barros.

Já o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, indicou à Lusa que o município vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores na terça e na quarta-feira, porque, antes da decisão do Governo, "já tinham sido aprovadas as tolerâncias de pontos".

Na semana passada, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou que o Governo não dará tolerância de ponto aos funcionários públicos no Carnaval, argumentando que "ninguém perceberia" que tal acontecesse numa altura em que o Executivo se propõe acabar com feriados.

Quanto ao Baixo Alentejo, pelo menos os municípios de Almodôvar, Cuba e Vidigueira, que promovem corsos carnavalescos, e o de Beja vão dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval.

Já no litoral alentejano, o Município de Sines, onde se realiza um dos mais importantes Carnavais do país, anunciou que decidiu manter a tolerância de ponto na terça-feira para os seus funcionários.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG