O Jogo ao Vivo

Vila do Bispo

Pescador de 23 anos morre em naufrágio no Algarve

Pescador de 23 anos morre em naufrágio no Algarve

Um pescador morreu na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca ao largo da praia da Salema, no concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro. Há cinco sobreviventes.

"Uma embarcação de pesca com seis pessoas a bordo naufragou hoje ao largo da praia da Salema. Cinco dos pescadores conseguiram nadar até à praia e estão bem. Uma outra pessoa inicialmente foi dada como desaparecida. Mais tarde foi encontrada em paragem cardiorrespiratória, tendo o óbito sido declarado", adiantou à agência Lusa o comandante José Sousa Luís, porta-voz da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Pedro Palma, comandante da capitania do porto de Lagos, adiantou posteriormente que o homem, de 23 anos, foi o único dos seis tripulantes que não se lançou ao mar, tendo sido encontrado ainda dentro da embarcação, "embora não tivesse ficado preso".

PUB

"O que os restantes cinco tripulantes nos disseram é que a embarcação virou muito rapidamente e que só tiveram tempo de se atirarem ao mar", referiu o responsável, acrescentando que a vítima mortal foi encontrada à entrada da cabine da embarcação.

Segundo Pedro Palma, as causas do naufrágio só poderão ser apuradas após uma peritagem à embarcação de pesca costeira, com 10 metros de comprimento, e que ainda se encontra na água, junto à praia da Salema, sendo que o armador terá agora de apresentar um plano para a sua remoção.

No momento do naufrágio não havia ondulação, nem praticamente vento, pelo que a hipótese de a causa ser o mau tempo "está descartada", sublinhou, admitindo que possa ter havido algum problema na estabilidade da embarcação, devido à rapidez com que se virou, ou uma entrada anormal de água.

"Uma das várias hipóteses [para a causa do naufrágio] pode ser uma alteração na estabilidade, mas isso só pode ser averiguado quando a embarcação for retirada da água, feita a peritagem e depois de ouvidos os restantes tripulantes", observou o responsável.

O alerta para o naufrágio foi dado às 3.30 horas.

O corpo da vítima mortal foi transportado pelos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo para o Instituto de Medicina Legal de Portimão.

Foi também acionada ajuda psicológica para os pescadores sobreviventes e os familiares da vítima, através do Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima.

O armador foi notificado para apresentar um plano de remoção da embarcação naufragada, que está a flutuar junto à praia, referiu ainda a AMN, que emitiu um "aviso à navegação" a alertar para a presença deste obstáculo à navegação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG