Meteorologia

As imagens da neve que caiu no Algarve e no Alentejo

As imagens da neve que caiu no Algarve e no Alentejo

O frio que se abateu sobre Portugal Continental fez com que esta quinta-feira nevasse em várias zonas do Algarve e do Alentejo. Duas regiões habituadas ao calor do verão são confrontadas com um fenómeno meteorológico pouco habitual.

As imagens que se propagam pelas redes sociais, com pequenos flocos de neve a cair, surgem das zonas mais interiores das duas regiões, nomeadamente no concelho de São Brás de Alportel e em Moncarapacho, freguesia do concelho de Olhão.

Também há relatos da queda de neve nas regiões mais próximas ao litoral, onde não nevava há várias décadas. Um dos exemplos é o de Vila Nova de Cacela, uma zona conhecida pelo sol e o calor nos meses do verão, mas que esta semana tem registado valores bem próximos do zero.

A neve caiu igualmente no lugar de Dogueno, em Almodôvar, e na Serra do Mú, no Caldeirão.

No Algarve, a temperatura mais baixa registou-se em Alzejur, onde se atingiu menos 6,7 graus esta madrugada. Em Monchique, por exemplo, a temperatura mais baixa foi de -1,7 graus. Até Portimão registou, esta manhã, uma temperatura pouco usual, de - 3,4 graus.

A neve que se verificou no concelho de Tavira, nas zonas mais altas, deveu-se à conjugação de pluviosidade com temperaturas baixas e ocorreu com temperaturas de 1 e dois graus Celsius, explicou ao JN a meteorologista Ilda Novo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A última vez que viram flocos leves de neve no Algarve, segundo a meteorologista, foi em 2009 e antes disso, em 2006. Em todas as ocasiões, tratou-se de um fenómeno fugaz. "A neve não chegou a fixar-se no solo", disse.