Pandemia

Surto de covid-19 fecha quartel de bombeiros em Vila Real de Santo António

Surto de covid-19 fecha quartel de bombeiros em Vila Real de Santo António

Um surto de covid-19 obrigou ao encerramento do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António. Estão a ser chamados voluntários e equipas de outros corpos de bombeiros do Algarve. O quartel será descontaminado este domingo.

Segundo o comandante, Nuno Pereira, são 12 bombeiros infetados (dois voluntários e os restantes assalariados, incluindo o segundo comandante) e um mecânico. Há 38 elementos em casa em isolamento profilático.

O surto começou no dia 31 de janeiro. "Um bombeiro, de folga, teve alguns sintomas, e recorreu aos serviços de saúde. Foi testado, informou-nos e ativamos a segunda fase do plano de contingência".

O comandante garante que o socorro não está comprometido. "Vamos recorrer aos elementos que não estão em isolamento e também a outros corpos de bombeiros da região".

Além do concelho de Vila Real de Santo António, este corpo de bombeiros serve também o concelho vizinho de Castro Marim. Ambos registaram um aumento significativo de casos de covid-19 nas últimas semanas.

"Do efetivo de 72 bombeiros estão, neste momento, infetados com o coronavírus SARS-CoV-2 12 bombeiros e por determinação da delegada de saúde, outros 38 em isolamento profilático, confirmou em comunicado a Associação Humanitária que gere a corporação.

A situação afeta sobretudo os bombeiros assalariados, pelo que foi necessário recorrer aos voluntários para assegurar as escalas de serviço. Também estes deverão ser testados.

PUB

"Continua garantida a resposta a eventuais situações de emergência, proteção e socorro nos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim", garante a corporação.

Para tal, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve reforçou o dispositivo daqueles dois concelhos do leste algarvio "com recurso ao dispositivo constituído como reserva estratégica dos Bombeiros do Algarve", prossegue o comunicado.

O JN sabe, ainda, que o serviço do INEM será também assegurado por operacionais de outros concelhos da região. O quartel será descontaminado durante a tarde deste domingo por duas equipas dos bombeiros de Portimão e Albufeira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG