Ciência

Fóssil de cenoura com 1,3 milhões de anos encontrado na Madeira

Cinco cientistas descobriram a presença de um fóssil antigo de cenoura selvagem, com caules e folhas gigantes com 1,3 milhões de anos, na Ilha da Madeira. Esta foi a primeira cenoura fossilizada a ser encontrada em todo o mundo.

O fóssil foi encontrado por uma equipa de cinco investigadores, quatro deles portugueses, através de um estudo sobre fósseis de fruto. Carlos Góis Marques, aluno de doutoramento em geologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é o autor principal do estudo, agora divulgado.

A espécie encontrada era um aipo-da-serra ou aipo-do-gado, exclusiva da ilha da Madeira. "O fóssil identificado é de uma espécie endémica da ilha da Madeira, o aipo-da-serra (Melanoselinum decipiens), que atualmente é encontrado em clareiras da floresta laurissilva húmida. Apesar do nome comum ser aipo, hoje sabe-se, através de estudos moleculares, que se trata de uma cenoura (género Daucus) que evoluiu para um hábito lenhoso insular, tornando-se numa cenoura gigante", lê-se num comunicado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que divulgou o achado.

O estudo é pioneiro porque, além de ter descoberto o fóssil mais antigo de uma cenoura alguma vez registado, esta é a primeira vez que se encontra um fóssil de uma planta com evolução para gigantismo insular. "Contudo, até ao momento, não se conhecia nenhum fóssil de uma planta com gigantismo insular que fornecesse pistas sobre quando é que os seus antepassados chegaram e evoluíram em contexto insular", informa o comunicado.

"Os antepassados destas plantas, ao chegarem às ilhas, ficaram livres da obrigatoriedade de cumprir o seu ciclo de vida anual, tornando-se progressivamente em plantas perenes com crescimento lenhoso", explica o comunicado. Este processo é possível em contexto insular devido a vários fatores, nomeadamente o clima ameno das ilhas, a ausência de herbívoros e a competição pela luz solar.