Turismo

Ronaldo "muito feliz" ao receber medalha de mérito da Madeira

Ronaldo "muito feliz" ao receber medalha de mérito da Madeira

O internacional e capitão da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, recebeu, este domingo, a medalha de mérito da Região Autónoma da Madeira, de onde é natural. Em seguida, foi inaugurada uma estátua em bronze em sua homenagem.

Ronaldo recebeu a mais alta condecoração da Região numa cerimónia que decorreu, às 11.00 horas, na Assembleia Legislativa da Madeira. Às 12.00 horas, na Praça do Mar, junto ao porto do Funchal, o futebolista do Real Madrid inaugurou uma estátua com a sua figura.

Na cerimónia de condecoração, o presidente da Assembleia Legislativa destacou o "profissional extraordinário" que é Ronaldo, assim como as suas "qualidades pessoais".

"É um orgulho estar novamente na Madeira, onde fui criado, onde tenho as minhas raízes e a minha família", declarou o jogador, que é natural da freguesia de Santo António, concelho do Funchal. "É um privilégio imenso", disse, sobre a condecoração. "Estou muito feliz", confessou, num discurso curto. "O discurso não é o meu forte, sou melhor a jogar futebol", concluiu num tom descontraído.

A visita de Ronaldo à Madeira é promovida pelo "Jornal da Madeira", que é também o promotor do monumento que irá perpetuar aquele que é considerado o melhor futebolista do mundo.

Hino à força de vontade e ao trabalho

Na inauguração da estátua, o presidente do governo regional Alberto João Jardim disse que aquela homenagem "representa a força de vontade dos madeirenses durante séculos".

Num discurso em tom "inflamado", o líder regional defendeu também que "é um hino ao trabalho. Se o Cristiano, que é parte deste povo, conseguiu afirmar-se na vida, foi com muito trabalho".

Alberto João Jardim deixou ainda um agradecimento ao jogador madeirense: "Obrigado por tudo o que fizeste para deixar os madeirenses felizes e orgulhosos", concluiu.

Durante a cerimónia, o jogador madeirense ouviu ainda uma canção, cuja letra fala do seu percurso futebolístico. O cantor FF e a jovem Maria Nuno interpretaram o tema que já foi gravado também em inglês.

Estátua em bronze

"A estátua está mais bonita do que eu. Está muito bem feita, gostei imenso", afirmou CR7 ao ver a obra.

A estátua foi esculpida pelo escultor madeirense, Ricardo Veloza que, à agência Lusa, confessou não ser um adepto do futebol e, por tal motivo aconselhou-se "junto de pessoas ligadas ao universo futebolístico", explicou. "Uma posição muito caraterística do jogador é quando marca livres e fica, com os braços abertos, a olhar para a bola e para a baliza, foi precisamente nessa posição que fiz a estátua", explicou Ricardo Veloza.

A estátua esculpida em bronze, tem 3,40 metros de altura (incluindo um metro da base de suporte) e pesa 800 quilos e foi executada em 10 dias, no atelier do escultor, em Vila Nova de Gaia. "Foi uma escultura baseada em fotografias, sem a camisola do clube ou da seleção porque isso não foi permitido, por isso também a camisola não tem número", observou Ricardo Veloza.

O internacional português conquistou na noite de sábado mais um título coletivo, pelo Real Madrid, ao sagrar-se campeão mundial de clubes, um troféu que já tinha ganho, em 2008, ao serviço dos ingleses do Manchester United.

Após o jogo, disputado em Marrocos, o jogador viajou para a Madeira, em jato privado, acompanhado do seu empresário, Jorge Mendes.

ver mais vídeos