O Jogo ao Vivo

Justiça

Deputado do PSD recebe indemnização por "Peste Grisalha"

Deputado do PSD recebe indemnização por "Peste Grisalha"

O recurso para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem não impediu que, esta terça-feira, António Figueiredo Silva, de 72 anos, pagasse uma indemnização de três mil euros ao deputado do PSD Carlos Peixoto.

Em causa, está o episódio que ficou conhecido como "peste grisalha". Num artigo de opinião, o deputado eleito pelo distrito da Guarda, refere-se ao envelhecimento da população portuguesa como sendo a "peste grisalha". António Figueiredo, residente em Coimbra, não gostou do que leu e respondeu ao deputado, numa carta aberta, que começa com uma citação de Óscar Wilde: "os loucos por vezes curam-se, os imbecis nunca".

O Tribunal de Gouveia foi o primeiro a condenar o reformado. Posteriormente o Tribunal da Relação de Coimbra proferiu um acórdão onde considera que, na carta aberta, António Figueiredo Silva, usa expressões "insultuosas e suscetíveis de abalar a honra e a consideração pessoal, politica e familiar" do deputado.

O recurso para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem resulta da iniciativa de um conjunto de cidadãos que, gratuitamente, redigiram e elaboraram o processo.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG