O Jogo ao Vivo

neve

Trânsito circula com dificuldades na Guarda devido ao gelo e à neve

Trânsito circula com dificuldades na Guarda devido ao gelo e à neve

A neve e o gelo estão, esta quarta-feira, a dificultar o trânsito nos acessos à cidade da Guarda e a exigir muitas precauções a quem circula nas estradas do distrito. As aulas continuam suspensas.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), durante a noite ocorreu a formação de gelo e a circulação rodoviária é feita com muita prudência nas vias da região.

Perante este cenário, as aulas continuam suspensas nas escolas do concelho da Guarda. Em aviso publicado na página da Internet da Câmara da Guarda, o serviço de Proteção Civil Municipal explica que "não estão reunidas as condições de segurança necessárias para a circulação em segurança das viaturas que efetuam os transportes escolares" pelo que, "durante o período da manhã, não haverá aulas no concelho da Guarda".

PUB

Na autoestrada A25 (Aveiro/Vilar Formoso), onde os limpa-neves atuaram durante toda a noite, entre o nó do IP2/Celorico da Beira até Vilar Formoso, os veículos "só circulam na via da direita" devido ao gelo.

Ainda na A25 "o trânsito circula muito lentamente entre os nós de Guarda e de Pinhel" e, no sentido Guarda/Viseu, "há formação de gelo nas zonas das pontes".

O CDOS refere que os veículos são aconselhados a "circular sempre pela via da direita" e os pesados não devem ultrapassar a velocidade de 30 quilómetros por hora nem devem fazer ultrapassagens.

Na autoestrada A23 (Guarda/Torres Novas), também se circula "com muita precaução", segundo o CDOS da Guarda.

Com a formação de gelo no troço entre os nós de Pinhel e de Benespera, sobretudo na zona de túneis, é aconselhável a circulação pela faixa da direita.

A Estrada Nacional 18 (Guarda/Covilhã) está interdita ao trânsito no sentido Belmonte-Guarda, no troço entre o cruzamento de Benespera e a cidade da Guarda, também devido ao gelo, disse a fonte.

Ainda de acordo com o CDOS, o acesso à cidade da Guarda "faz-se principalmente pela VICEG - Via de Cintura Externa da Guarda e pela Avenida Rainha D. Amélia", existindo "dificuldades a partir daí".

Os condutores são aconselhadores a circular "sempre com precaução" e "de preferência fazendo o uso de correntes de neve nos pneus", disse.

Durante a noite, os meios da proteção civil espalharam sal-gema com o objetivo de derreter a neve e o gelo, "mas como as temperaturas estão muito baixas, não faz efeito", indicou o CDOS.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG