O Jogo ao Vivo

Guarda

Surto de covid-19 em lar de Meda com 88 infetados

Surto de covid-19 em lar de Meda com 88 infetados

Um das residências do lar da Santa Casa da Misericórdia de Meda no distrito da Guarda tem 65 dos 70 idosos infetados assim como 23 das 40 funcionárias.

Três utentes ficaram logo internados no domingo e os restantes mantêm-se na instituição, isolados e praticamente assintomáticos, confirmou Anselmo Sousa, Provedor da Santa casa da Misericórdia, que é simultaneamente o presidente do município.

A infeção terá ampliado os problemas de saúde de uma mulher com 100 anos que faleceu esta quarta-feira. "Foi acionada a proteção civil municipal que já está a providenciar as refeições e pedimos já à Segurança Social a mobilização de uma brigada de intervenção rápida", anunciou o Provedor da instituição.

Os primeiros utentes evidenciaram sintomas no passado sábado e logo nesse fim de semana foram feitos os primeiros testes rápidos. Na segunda-feira o rastreio da Unidade de Saúde Pública começou nas funcionárias, seguindo-se e os utentes, sendo que os resultados foram divulgados na tarde desta quinta-feira em comunicado.

A Misericórdia ainda tutela mais dois lares, sem que por enquanto tenha sido detetado qualquer caso de Covid-19. Soube o JN que além dos 88 casos no lar da Misericórdia, há ainda mais 40 casos na comunidade. É um outro surto que terá sido desencadeado depois de um encontro de caçadores no concelho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG