Batalha

Estrada poderá retirar estatuto do Mosteiro

Estrada poderá retirar estatuto do Mosteiro

O presidente da Câmara Municipal da Batalha manifestou-se, ontem, preocupado com a possibilidade de o Mosteiro da Batalha vir a perder o estatuto de Património da Humanidade devido às consequências do tráfego automóvel no Itinerário Complementar 2.

Na cerimónia de assinaturas do contrato de financiamento da Rede de Mosteiros Património da Humanidade e da escritura de constituição da Associação dos Mosteiros de Portugal, que decorreu no Convento de Cristo, em Tomar, António Lucas lembrou que a cidade de Dresden, na Alemanha, perdeu esse estatuto "por causa de uma estrada".

"Apelo à Estradas de Portugal para olhar o problema de frente. É fundamental que o faça", afirmou António Lucas.

O presidente da Autarquia admitiu que a projectada variante da Batalha ao IC2, "por ter portagens, não vai desviar o trânsito" do itinerário e, logo, da frente do monumento.

"Este é um dado adquirido", referiu, apontando que no IC2 passam diariamente cerca de oito mil a nove mil veículos pesados, num total na ordem das 40 mil viaturas, mas admitindo compreensão na "questão das portagens, atendendo à situação económico-financeira" do país.

António Lucas pede que o troço do IC2 junto ao Mosteiro da Batalha, logo após a abertura da variante, contemple, ao invés de três, duas faixas de rodagem, uma cortina arbórea e uma alteração do piso, para que a velocidade dos automobilistas seja menor, considerando que dessa forma se minimizam os impactos no Mosteiro da Batalha.

Perante o secretário de Estado da Cultura, que presidiu à cerimónia, o responsável alertou ainda para as consequências de ser ultrapassada a barreira do som pelos aviões estacionados na Base Aérea n.º 5, em Monte Real.

"Isto tem implicações óbvias, efectivas sobre o nosso património", assegurou.

Em Julho, na Batalha, o secretário de Estado da Cultura disse acreditar que, "até final da legislatura", será feita uma intervenção no troço do IC2 na Batalha para atenuar os efeitos da poluição do tráfego no Mosteiro de Santa Maria da Vitória.

ver mais vídeos