Caldas da Rainha

Parlamento recomenda obras na linha ferroviária do Oeste

Parlamento recomenda obras na linha ferroviária do Oeste

A requalificação da infraestrutrura da linha do Oeste vai ter que avançar. Foi esse o sentido das duas recomendações ao Governo, ontem aprovadas na Assembleia da República.

Os diplomas, que surgiram na sequência da entrega no Parlamento de uma petição nesse sentido, dinamizada pelo socialista da Marinha Grande, Henrique Neto, foram apresentados pelo PSD e pelo CDS-PP. 

A maioria parlamentar decidiu  recomendar ao Governo que seja  considerada "prioritária a requalificação da infraestrutura ferroviária da linha do Oeste, no sentido de permitir a circulação de comboios rápidos de passageiros com adequados níveis de frequência, conforto e qualidade, e um serviço de transporte de mercadorias eficiente, potenciador das actividades económicas da região".

Este ponto do projecto de resolução foi aprovado com os votos favoráveis do PSD, BE, CDS e PEV e os votos contra do PS e PCP.

Além disso, a Assembleia da República recomenda a realização dos "compromissos solenemente assumidos pelo Governo com as autarquias desta região, nomeadamente na modernização da linha ferroviária do Oeste, projecto considerado prioritário no âmbito das designadas contrapartidas da Ota, e avaliando a possibilidade de realocar verbas do Fundo de Coesão, inicialmente previstas para o comboio de alta velocidade (TGV)".
Nesta parte do diploma, PSD, CDS e BE votaram a favor,  PS e PCP. OsVerdes abstiveram-se.

O projecto de resolução do CDS-PP, que foi aprovado apenas com os votos contra do PS, recomenda ao Governo que "tome as medidas necessárias - junto da Refer  e da CP - para que seja cumprida a promessa de requalificação e modernização da Linha do Oeste". O texto refere a necessidade de que a requalificação da linha contemple a "duplicação, electrificação e correcção do traçado, visando a circulação de comboios rápidos de passageiros inter-cidades e um serviço de mercadorias eficiente".

O Governo será ainda obrigado a garantir transporte regular para todos os concelhos.São eles: Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria, Figueira da Foz e Coimbra.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG