Água

Comunidade Intermunicipal de Leiria reforça combate à seca

Comunidade Intermunicipal de Leiria reforça combate à seca

Os dez municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Leiria aprovaram um conjunto de medidas, globais e locais, para combater a seca que a região atravessa, na reunião do Conselho Intermunicipal, que decorreu na terça-feira. Em cima da mesa ficou a possibilidade de haver interrupções em "sistemas de abastecimento mais críticos".

A suspensão temporária dos usos não essenciais de água da rede foi a principal medida que saiu do encontro, nomeadamente a lavagem de ruas, a rega de jardins e de espaços verdes, novos enchimentos de piscinas, de fontes decorativas e a realização de atividades com grande consumo de água, informa a CIM Região de Leiria, em comunicado.

Outras das medidas aprovadas, que alguns municípios já estão a adotar nos seus territórios, consiste no reaproveitamento de águas residuais para usos não potáveis (como por exemplo, na lavagem de contentores) e a promoção de campanhas de sensibilização para a necessidade do uso racional da água.

PUB

"Foi igualmente feito um levantamento de soluções a adotar localmente, considerando as especificidades de cada um dos municípios, e cuja concretização acontecerá no imediato, admitindo a possibilidade de interrupções seletivas em sistemas de abastecimento mais críticos, como forma a contribuir para a necessária estabilização dos consumos e face à capacidade das captações", assegura a CIM Região de Leiria.

O conjunto de municípios vai ainda seguir as medidas de contingência recomendadas pelo Governo, em particular o "programa de instalação de torneiras redutoras de consumo em fontanários públicos, edifícios públicos, incluindo escolas, centros de saúde, recintos desportivos, entre outros, bem assim ao nível da adoção de medidas urgentes de proteção das massas de água sujeitas aos efeitos das áreas ardidas".

Em articulação com as entidades públicas de âmbito nacional e regional com competências nas áreas do ambiente, recursos hídricos e agricultura, os dez municípios vão "reforçar as ações de sensibilização, para que as regas agrícolas ocorram durante a noite, e intensificar as ações de fiscalização nas captações e ligações ilegais, uma vez que estas atividades representam níveis elevados de consumo em períodos críticos".

A CIM Região de Leiria integra Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG