Amadora

Ski debaixo de sol com o mar em fundo

Ski debaixo de sol com o mar em fundo

É um pedaço da serra da Estrela em plena Amadora, com a vantagem de ter uma soberba vista para o Tejo. No Ski Skate praticam-se desportos de Inverno a mais de 30 graus. Craques testaram a pista antes da inauguração.

"A ideia é óptima. É o mais parecido com a neve que se pode ter", garantiu, ontem, Diogo Patrocínio, ex-campeão nacional de snowboard e um dos praticantes convidados para testar a pista do novo parque temático da Amadora. "Ainda por cima, no topo da pista consigo ver o mar da Costa (de Caparica)", diz, entre risos.

Para Diogo Patrocínio, que conta ser frequentador assíduo do espaço, a grande vantagem é poder treinar e aquecer antes de rumar à serra da Estrela ou a outro local no estrangeiro. "Como se diz na gíria, é um óptimo local para pôr a prancha no pé", remata.

Dezenas de praticantes desceram ontem pela primeira vez a pista de 160 metros composta por uma espécie de alcatifa branca e molhada que simula a neve. O equipamento é idêntico ao utilizado na neve, mas parece requerer alguma técnica. Para João Allen, actual detentor do título de campeão nacional de snowboard, foi difícil descortinar esse pequeno segredo. "Não consigo ganhar velocidade", lamentou-se o jovem de 17 anos. "A ideia está bem concebida, mas podiam, por exemplo, montar uma estrutura lá em cima para as pessoas ganharem mais velocidade", sugeriu.

"Vim devagar porque era a primeira vez", justificou-se Gabriel Oliveira, vereador dos Espaços Verdes, após uma descida de ski feita muito à cautela para evitar embaraços frente às objectivas.

Fã confesso de ski, Gabriel Oliveira revelou que o parque nasceu da vontade de fazer algo diferente no concelho. "O urbanizador tinha de fazer um parque, mas a ideia não era fazer o clássico, com escorregas, mas um espaço atractivo. Este vai permitir a prática de desportos que eram inacessíveis para muitos jovens", explicou.

O Ski Skate Amadora Parque vai juntar-se a outros espaços temáticos recentemente abertos no concelho, como é o caso da Kidzania, e ao Parque Aventura.

"Este é um projecto de sonho de muitos praticantes de ski, snowboard, do skate, BMX. E vão poder fazê-lo todo o ano", assegurou Dulce Pereira, relações públicas do novo parque temático, criado pela Radical Skate Clube.

Embora seja um espaço vocacionado para a diversão, o parque vai ser palco de várias competições nacionais, ibéricas e europeias. Os bilhetes vão custar três euros, com 50% de desconto para os residentes da Amadora.

ver mais vídeos