Lisboa

A pedalar até à Câmara de Lisboa

A pedalar até à Câmara de Lisboa

Cerca de 60 funcionários da Câmara Municipal de Lisboa aceitaram o desafio lançado pelo gabinete do vereador do Ambiente, José Sá Fernandes, e pedalaram, esta quinta-feira, até às diversas instalações onde funcionam os serviços da autarquia. Destinada aos funcionários da Câmara, "De bicicleta para o trabalho" foi uma das muitas iniciativas promovidas na capital para assinalar o Dia Europeu Sem Carros.

Equipada como manda a regra, de colete reflector e capacete, Bruna Fonseca, de 45 anos, chegou pela primeira vez ao edifício do Campo Grande de bicicleta. Do Príncipe Real ao local de trabalho levou 35 minutos, mas a andar "com calma", assegura. "Acho que há algum risco em andar aí na estrada. Eu, essencialmente, andei nos passeios".

A profissional do departamento de modernização informática considera que esta é uma "ideia gira para repetir", o que lhe permitiria poupar os cerca de 80 euros que estima gastar mensalmente em gasolina.

As despesas com combustível não são problema para Rosa Maria ou António Esteves Folgado, que já adoptaram a bicicleta como principal meio de transporte.

A adesão a esta iniciativa, que fez com que, excepcionalmente, alguns funcionários deixassem o carro em casa, superou as expectativas da organização, que premiou os 50 primeiros inscritos.