Ambiente

Câmara de Lisboa explica vídeo que mostra serviço de recolha a juntar lixo separado

Câmara de Lisboa explica vídeo que mostra serviço de recolha a juntar lixo separado

Imagens divulgadas nas redes sociais causaram indignação. Câmara de Lisboa justifica procedimento com "forte contaminação" na recolha anterior.

As imagens de recolha de lixo previamente separado nos ecopontos a ser despejado num camião de forma indiferenciada levou a Câmara de Lisboa a justificar, na rede social Facebook, tal procedimento por parte dos serviços de higiene urbana da capital.

"Os serviços de higiene urbana do município detetaram, durante a recolha anterior, um índice de forte contaminação (mistura de resíduos indiferenciados nas embalagens e papel/cartão) nos contentores destinados à colocação de papel e embalagem. De acordo com o previsto nestas situações a equipa de recolha de resíduos indiferenciados procedeu à recolha dos mesmos", explica a autarquia.

"Este é o procedimento correto neste tipo de situações, pois a entrega de resíduos com índices de contaminação muito elevados na central de triagem implica a rejeição dos lotes entregues, por parte do sistema multimunicipal", acrescenta.

O vídeo foi revelado a 7 de setembro, com a legenda "E assim vai a reciclagem em Lisboa".