Imagens divulgadas nas redes sociais causaram indignação. Câmara de Lisboa justifica procedimento com "forte contaminação" na recolha anterior.
As imagens de recolha de lixo previamente separado nos ecopontos a ser despejado num camião de forma indiferenciada levou a Câmara de Lisboa a justificar, na rede social Facebook, tal procedimento por parte dos serviços de higiene urbana da capital.
"Os serviços de higiene urbana do município detetaram, durante a recolha anterior, um índice de forte contaminação (mistura de resíduos indiferenciados nas embalagens e papel/cartão) nos contentores destinados à colocação de papel e embalagem. De acordo com o previsto nestas situações a equipa de recolha de resíduos indiferenciados procedeu à recolha dos mesmos", explica a autarquia.
"Este é o procedimento correto neste tipo de situações, pois a entrega de resíduos com índices de contaminação muito elevados na central de triagem implica a rejeição dos lotes entregues, por parte do sistema multimunicipal", acrescenta.
O vídeo foi revelado a 7 de setembro, com a legenda "E assim vai a reciclagem em Lisboa".