Lisboa

Câmara pede a funcionários para irem trabalhar de bicicleta

Câmara pede a funcionários para irem trabalhar de bicicleta

Os trabalhadores da Câmara de Lisboa foram desafiados a irem para o emprego de bicicleta, na próxima quinta-feira. A iniciativa procura incentivar o uso de um "transporte suave", para assinalar o Dia Europeu Sem Carros.

Os interessados deverão inscrever-se no site www.lisboaaenova.org, onde poderão deixar uma frase alusiva ao tema. O projecto foi divulgado, em comunicado, esta terça-feira, pelo gabinete do vereador do Ambiente, José Sá Fernandes.

Para os primeiros 50 participantes está destinado um pacote com vários brindes e, à frase mais original, escolhida por um júri composto por representantes da Lisboa E-Nova, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Federação de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), será entregue uma bicicleta oferecida pela FPCUB.

O comunicado sublinha que 2011 "é o ano zero desta acção dirigida apenas a trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa (CML)" e adianta que, "no futuro, pretende-se desafiar outras empresas da cidade para aderirem à iniciativa, incentivando os seus trabalhadores para se deslocarem de casa para o trabalho, sempre que lhes for possível, de bicicleta, transportes públicos ou a pé".

"De Bicicleta para a Escola"

Para a promoção do projecto "De Bicicleta para a Escola", a CML e a FPCUB vão marcar presença, na próxima quinta-feira, em duas escolas com o intuito de incentivar os alunos a utilizarem a bicicleta. As visitas irão decorrer por volta das 10 horas, na Escola Secundária Virgílio Ferreira, em Carnide, e a partir das 14.30 horas na EB São Vicente, em Telheiras.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2011, uma parceria entre a CML e a FPCUB promove a realização de três curtos filmes, intitulados "A bicicleta na cidade", "A bicicleta nos transportes colectivos" e "Como prender uma bicicleta", cujo objectivo é apoiar os utentes de bicicletas em meio urbano.

A apresentação dos vídeos terá lugar na quarta-feira, por volta das 14 horas, no auditório do Metropolitano de Lisboa, durante a cerimónia de entrega do Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG