Presidência da UE

Costa anuncia estrutura dedicada ao empreendedorismo em Lisboa

Costa anuncia estrutura dedicada ao empreendedorismo em Lisboa

António Costa anunciou o lançamento de uma estrutura europeia dedicada ao empreendedorismo, denominada "Europa Startup Aliança das Nações", cuja representação permanente ficará em Lisboa e que visa competir com outras áreas geográficas na inovação tecnológica.

A partir do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na abertura de uma conferência dedicada ao "Dia Digital", o primeiro-ministro adiantou que em junho, durante a iniciativa "Assembleia Digital", será assinado um princípio de acordo intitulado "Declaração de Lisboa", que constituirá "uma base de entendimento para promover o respeito pelos valores europeus e pelos valores fundamentais no ambiente digital, fomentar a digitalização da economia como fator de prosperidade e competitividade, e encorajar a cooperação internacional nesta área".

"Será, aliás, também nessa data inaugurado o cabo Ellalink, que ligará a Europa, África e a América do Sul, que contribuirá de forma determinante para uma maior autonomia digital europeia, no que respeita a infraestruturas e dados", acrescentou António Costa.

Neste contexto, de acordo com António Costa, será então lançada "uma nova estrutura europeia de empreendedorismo - a Europe Startup Nations Alliance -, uma ferramenta de concretização do desígnio europeu nesta área".

"A estrutura permanente, localizada em Lisboa, contribuirá para reforçar a marca europeia na área do empreendedorismo, evitar a fuga de empreendedores para outras geografias, reter e atrair talento, estimular o investimento, e promover a implementação das melhores práticas, harmonizando as ações dos 27 [Estados-membros] destinadas a alcançar um mesmo objetivo. Em suma, um novo modelo operacional de acompanhamento do ecossistema de empreendedorismo, mais eficaz, focado em atingir resultados", disse.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG