Lisboa

Igreja de São José dos Carpinteiros reabre antes do previsto

Igreja de São José dos Carpinteiros reabre antes do previsto

A renovada igreja de São José dos Carpinteiros, em Lisboa, vai reabrir ao culto no dia 1 de dezembro, cerca de cinco meses antes do inicialmente previsto, adiantou ao JN Vasco Morgado Jr, presidente da Junta de Freguesia de São José.

O autarca, que foi um dos grandes entusiastas da recuperação daquele templo - que já foi sede da Câmara Municipal de Lisboa -, explicou que as obras iniciadas no final de junho, e cujo prazo inicial de conclusão era estimado em oito meses, foram menos complicadas do que o previsto, uma vez que o estado geral de algumas infraestruturas interiores era melhor do que se pensava.

A intervenção era reclamada há mais de três décadas mas só agora foi possível dar corpo ao sonho de muitas gerações. Vasco Morgado Jr. recorda que este era "uma ambição de toda a freguesia, agora tornada realidade". Esta foi, aliás, uma das fortes apostas do seu mandato à frente da Junta de São José.

Depois de no ano passado a Junta de Freguesia ter posto mãos à obra na recuperação da fachada daquela igreja, datada de 1537, o interesse na recuperação do templo começou a aumentar.

A par deste processo, a Junta de Freguesia de São José desdobrou-se em contactos para ajudas localizadas e pequenas recuperações identificadas nos interiores da mesma.

Depois de ter contado com o apoio da Câmara para a recuperação da fachada lateral da igreja na Rua da Fé, a entrada da então famosa Casa dos 24 (24 ofícios da cidade), a Junta chegou agora à fase final da recuperação, que contempla a recuperação global do templo.

Após a conclusão da remodelação, a Igreja dos Carpinteiros, na Rua de São José, reabre no primeiro dia de dexembro como lugar de culto, para grande satisfação do padre José Freire, que augura "um grande futuro" para este templo.

ver mais vídeos