Lisboa

Limpeza das ruas impressiona estrangeiros após noite de Santo António

Limpeza das ruas impressiona estrangeiros após noite de Santo António

Poucas horas após o final da noite de Santo António as ruas de Lisboa apareceram quase totalmente limpas, esta terça-feira de manhã.

A noite foi longa em Alfama, Castelo,Sé e outras zonas históricas mas, ao contrário de outros tempos, às 10 da manhã eram já raros os vestígios da folia.

"Very good, nice work", comentavam Joahan e Patrícia, um jovem casal holandês, junto ao miradouro de Santa Luzia, onde praticamente não se via lixo no chão ou no lago.

"Eles trabalharam muito", comentava, por seu lado, um grupo de idosas na fila para visitar a igreja de Santo António, um dos rituais obrigatórios na manhã de 13 de junho para os fiéis do santo casamenteiro.

Mas é a limpeza das ruas que mais impressiona. Juan Alberto, de Córdoba, Espanha, diz que gostava de ver o exemplo copiado no seu país.

"Aqui houve festa toda a noite e quase não se vê um copo no chão. Nas nossas romarias não é assim tão rápido", diz ao JN.

Em Alfama, a maior parte dos foliões estão ainda dorme depois de uma noite intensa de festejos, que culminou com a vitória nas marchas, a segunda consecutiva.

E foi mesmo ao som do cântico "o campeão voltou" que a maioria dos residentes no mais castiço bairro da capital se foi deitar, já o sol ia alto.

ver mais vídeos