O Jogo ao Vivo

Lisboa

Lisboa eleita melhor cidade europeia para estadas de curta duração

Lisboa eleita melhor cidade europeia para estadas de curta duração

Lisboa foi eleita a melhor cidade europeia para "city breaks", viagens de curta duração com apenas uma cidade como destino, nos World Travel Awards, distinção que a capital portuguesa já obteve por três vezes nos últimos cinco anos.

Segundo um comunicado do Turismo de Portugal, cujos representantes recolheram o galardão numa gala celebrada a 31 de agosto em Antalia, na Turquia, os World Travel Awards (WTA) são "reconhecidos à escala global como dos mais honrosos prémios do setor" do turismo.

Com esta distinção, a cidade de Lisboa "vê reconhecida a atratividade e qualidade" da sua oferta no que respeita as estadas de curta duração para visitar diversos pontos de interesse turístico.

No primeiro quadrimestre de 2013, Lisboa registou aumentos de 4,8% nos hóspedes estrangeiros e de 5,7% nas dormidas estrangeiras, face ao período homólogo de 2012, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados anuais acumulados até julho de 2013 mostram uma ocupação hoteleira em Lisboa na ordem de 65%, o que representa um aumento de 2,3% face a 2012, sendo que o RevPAR (receita por habitação disponível) registou uma média de 49 euros, de acordo com dados da InfoGest.

Em 2012, os hóspedes estrangeiros tiveram uma estadia média de 2,5 noites em Lisboa (2,4 em 2011), ainda segundo dados do INE.

Segundo o Inquérito Motivacional 2012 realizado pelo Observatório Turismo de Lisboa, os visitantes que acudiram à cidade para uma estada curta ('city break') representaram 43,7% do conjunto de turistas estrangeiros.

PUB

Apesar de Lisboa ter sido escolhida como a melhor cidade europeia para este tipo de viagens breves, foi o mercado britânico/irlandês que teve mais expressão neste segmento turístico (50,8% dos visitantes estrangeiros), seguido pelo belga/holandês (50%).

De acordo com o fundador e presidente dos World Travel Awards, Graham E. Cooke, citado no comunicado, "a utilização pelo Turismo de Lisboa do selo dourado de vencedor vai mostrar aos consumidores os esforços contínuos na melhoria dos produtos e serviços turísticos da cidade".

Depois das distinções a nível europeu, os premiados da 20.ª edição dos World Travel Awards a nível mundial serão conhecidos no decorrer de uma gala a realizar em dezembro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG