Lisboa

Quase 300 pessoas encontradas mortas em casa desde 2008

Quase 300 pessoas encontradas mortas em casa desde 2008

Quase 300 pessoas, na sua maioria idosas, foram encontradas mortas em casa em Lisboa nos últimos quatro anos e em 2012 o número já alcança uma dezena.

Segundo dados fornecidos pela Câmara de Lisboa à Agência Lusa, este ano, até quarta-feira, quando duas idosas foram encontradas em avançado estado de decomposição em casa, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa descobriram dez pessoas mortas em casa. O total, desde 2008, é de 289.

acordo com os dados da autarquia, no ano passado os sapadores depararam-se com 79 pessoas já cadáveres, num total de 1511 operações de abertura de portas com socorro. O vereador da Protecção Civil, Manuel Brito, disse à Lusa que a maioria destes casos são pessoas idosas.

Destes quatro anos, 2010 é o que apresenta o menor número destes casos: foram encontradas 60 pessoas mortas em casa. É também em 2010 que surge o único mês - Março - em quatro anos sem identificação de cadáveres em interiores das casas de Lisboa.

O número volta a subir em 2009, quando os bombeiros descobriram 71 pessoas sem vida no interior das suas habitações. Os sapadores foram chamados 1365 vezes, mais de 300 delas as pessoas estavam em situações de risco.

Em 2008, foram encontradas 69 pessoas "já cadáveres" no interior. É neste ano que se regista também o mês, nestes quatro anos, com mais casos deste tipo: em Dezembro os bombeiros depararam-se com 14 pessoas mortas em casa.

Dezembro e Janeiro são, nestes quatro anos, os meses com o maior número destas ocorrências, com a identificação de um total de 39 e 34 pessoas mortas em casa, respectivamente.

PUB

Por sua vez, Julho é o mês com menos registos, tendo os sapadores encontrado 16 pessoas sem vida em casa.

Nestes quatro anos, o Regimento de Sapadores Bombeiros tiveram 5763 ocorrências de abertura de portas com socorro, 4101 com "pessoas carecendo de auxílio no interior" e 1373 com pessoas "noutras situações de risco", que passam por situações como o fogão acesso ou o esquentador ligado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG