Desde cerca das 19 horas que a chuva forte se intensificou na zona da Grande Lisboa, acompanhada por trovoada. Aviso vermelho até às 2 horas. Mais de 300 ocorrências registadas.
Chuva forte, trovoada e ruas alagadas. É este o cenário, desde quarta-feira à noite, na zona da Grande Lisboa.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa recomendou às pessoas a ficarem em casa e informou que a cidade está sob aviso vermelho até às 2 horas de quinta-feira, devido ao mau tempo.
Atualização: @ipma Aviso Vermelho para #Lisboa até às 2h
Segundo apurou o JN, há inundações na rua de S. José e na rua das Pretas, junto à avenida da Liberdade, zonas que são frequentemente afetadas quando há chuva intensa.
Desta vez, o mau tempo coincidiu com a maré alta, potenciando a subida do nível das águas.
Numa situação semelhante em outubro, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, alertou para a "falta que o Plano Geral de Drenagem de Lisboa faz". As obras para capacitar a cidade contra o impacto das alterações climáticas, nomeadamente a redução dos problemas de cheias e inundações, vão começar em janeiro.
Também na zona do Campo Pequeno e no Centro Comercial Colombo, junto à Segunda Circular, o JN observou inundações na via pública e carros presos na estrada nos lençóis de água.
"Há muitos lençóis de água, os carros ficam presos na água e nós não conseguimos socorrer toda a gente", disse o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, à agência Lusa, apelando também aos lisboetas para não saírem de casa.
No mesmo sentido, a Câmara de Lisboa pediu à população para que "tome as maiores precauções face ao estado do tempo, nomeadamente, não saindo à rua, exceto para situações de emergência".
Num ponto de situação, feito cerca das 00.30 horas, o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, indicou que se registavam 379 ocorrências devido ao mau tempo no distrito de Lisboa. Os distritos de Setúbal, com 39 ocorrências, e Faro, com 10, também estão a ser afetados pela chuva forte.
O mau tempo faz-se sentir igualmente nas zonas de Sintra e Cascais.
Vídeos partilhados na página de Facebook Meteo Trás os Montes.