Sintra

Segurança Social vai apoiar gémeas que perderam cadeiras elétricas em incêndio

Segurança Social vai apoiar gémeas que perderam cadeiras elétricas em incêndio

O Instituto de Segurança Social vai apoiar a família das duas gémeas de Massamá, Sintra, que perderam as suas cadeiras de rodas elétricas no incêndio da carrinha da família, no último domingo. Em comunicado enviado ao JN, aquele organismo explica que, "independentemente do movimento de solidariedade gerado pela situação concreta da família, a Segurança Social assegurará as necessidades deste agregado familiar".

A reação do Instituto de Segurança Social (ISS) surge no dia seguinte à divulgação do caso, e, após a família ter lançado uma página no Facebook, para angariar fundos que lhe permitam comprar duas novas cadeiras para as meninas.

No documento, enviado ao JN, aquele instituto assegura que os serviços da Segurança Social já verificaram as coberturas abrangidas pelo seguro, no caso do incêndio da carrinha Mercedes destruída no incêndio, e garante que já foram iniciados "todos os procedimentos para garantir o apoio a este agregado familiar".

A família tem, no entanto, o máximo de urgência na aquisição das cadeiras, uma vez que as mesmas são essenciais para não agravar os problemas físicos das duas meninas, garantir a sua mobilidade no dia a dia e ainda pelo facto de Rita e Inês estarem à beira de entrar na Faculdade, depois de terem realizados os exames nacionais do 12.o ano.

Donativos a devolver

O ISS garante ainda que a aquisição das duas cadeiras de rodas e adaptação de um futuro automóvel serão "assegurados pelo Estado através do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio".

Helena Oliveira, mãe de Inês e Rita Lagartinho, garantiu ao JN que, caso se verifiquem estes apoios, "todos os donativos que a família já recebeu, serão devolvidos a quem os fez".

PUB

Após a notícia do JN, foram milhares de pessoas que procuraram o NIB da família, para se associarem à onda solidária com as duas meninas de 17 anos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG