O Jogo ao Vivo

Covid-19

Surtos em Torres Vedras: 20 mortos em lares e 19 no hospital

Surtos em Torres Vedras: 20 mortos em lares e 19 no hospital

Os cinco surtos ativos em lares de Torres Vedras já causaram 20 mortos e mais de duas centenas de pessoas continuam infetadas, segundo o mais recente boletim epidemiológico deste concelho do distrito de Lisboa.

No Lar de São José, de um total de 164 casos confirmados acumulados, 144 permanecem ativos, enquanto 12 pessoas morreram e oito recuperaram.

No Lar de Nossa Senhora do Carmo, na Ordasqueira, o surto de covid-19 atingiu uma centena de pessoas, das quais 92 continuam infetadas, quatro morreram e outras quatro recuperaram.

No Lar Barro Sénior Residence, o surto atingiu 55 pessoas, que continuam infetadas.

De um total de 45 casos confirmados na Casa de Repouso Enseada da Harmonia, no Casal Barreirinha, 40 estão ativos. Quatro pessoas morreram e uma recuperou.

No Lar Nossa Senhora d'Ajuda, no Ramalhal, a covid-19 atingiu 46 pessoas, que continuam infetadas.

PUB

A Proteção Civil Municipal tem vindo a pedir voluntários para reforçar as brigadas de intervenção rápida (BIR) da Segurança Social, que são insuficientes para dar resposta aos lares do concelho, onde existem surtos de covid-19.

As BIR destacadas para o concelho são compostas por 20 elementos, mas não são suficientes para dar resposta às necessidades.

As tarefas passam sobretudo pela recolha de roupa suja e de resíduos, distribuição de refeições, e apoio no deitar e no levantar de utentes.

Às mortes nos lares por causa da covid-19 acrescem outras 19 associadas ao surto no hospital de Torres Vedras, que atingiu um total de 186 casos confirmados entre utentes e profissionais, dos quais 46 já recuperaram.

Baseando-se nos dados reportados pelo delegado de saúde e divulgados no boletim epidemiológico do concelho, fonte oficial do município esclareceu que o total de casos de infeção engloba utentes que foram contagiados quando estiveram internados na unidade por outras doenças, mas que estão a recuperar em casa.

Os primeiros casos surgiram na semana do Natal, acrescentou.

Desde o início da pandemia, Torres Vedras, no distrito de Lisboa, contabiliza 3.778 casos confirmados, dos quais 1.289 estão ativos e 2.426 recuperaram, enquanto 63 pessoas morreram.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG