Acidente

Jovem morre depois de saltar para a água a fugir de barco a afundar

Augusto Correia e João Paulo Costa

A vítima estava a fazer um passeio de barco com um amigo e uma amiga

Foto João Paulo Costa / Jn

Um jovem, de 21 anos, morreu esta tarde após ter-se afogado na ribeira de Sor, na localidade de Tramaga, Ponte de Sor.

Segundo apurou o JN junto da GNR, a vítima estava a fazer um passeio de barco com um amigo e uma amiga, todos de nacionalidade brasileira. A embarcação começou a meter água, levando o trio a saltar para a água na tentativa de alcançar a margem.

Um dos jovens não conseguiu chegar à margem e desapareceu nas águas, que teriam cerca de quatro metros de profundidade naquele local, um braço da barragem de Montargil.

Os Bombeiros de Ponte de Sor foram acionados e enviaram um mergulhador na primeira equipa de socorro, iniciando de imediato as buscas subaquáticas.

Com o reforço de meios, chegaram mais mergulhadores. "Um dos homens entrou na água, ainda sem escafandro, enquanto os outros se equipavam, e conseguiu localizar o jovem e trazê-lo à superfície", disse ao JN o comandante dos Bombeiros de Ponte de Sor, Simão Velez.

A vítima foi levada para a margem em paragem cardiorrespiratória. "Foram de imediato iniciados os procedimentos de suporte avançado de vida", adiantou Simão Velez, referindo que a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM estava já no local também.

A vítima foi transportada para o Serviço de Urgência Básico de Ponte de Sor, onde o médico de serviço declarou o óbito.

Os colegas foram assistidos no local pelos Bombeiros de Ponte de Sor e por psicólogos do INEM, mas recusaram assistência hospitalar, disse ao JN o Comando Distrital de Operações e Socorro de Portalegre.

Segundo os bombeiros de Ponte de Sor, os jovens não sabiam nadar e não teriam colete vestido.

O alerta foi dado às 17.47 horas e no local estiveram 22 elementos de socorro com 10 viaturas, GNR e INEM. Os Bombeiros de Ponte de Sor mobilizaram 13 operacionais.