Covid-19

Morreu uma utente do lar da Misericórdia de Portalegre

Morreu uma utente do lar da Misericórdia de Portalegre

Uma mulher de 84 anos utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre morreu este sábado por covid-19, disse à agência Lusa fonte da comissão administrativa da instituição.

Em comunicado, a Misericórdia de Portalegre revelou que 20 funcionários da instituição fizeram testes com resultados positivos para o novo coronavírus.

No total, o surto atingiu 70 utentes, incluindo o óbito de hoje, e 20 funcionários, segundo a instituição.

A Misericórdia indicou que dos testes efetuados aos funcionários há "57 negativos e três ainda aguardam resultados".

"É importante referir que os níveis de apreensão são altos, mas tanto residentes como funcionários estão assintomáticos ou registam sintomas ligeiros", lê-se no comunicado.

A Misericórdia alega que "ninguém pode prever a evolução da situação", mas pode "assegurar" que a "prioridade imediata é dar a melhor resposta possível na proximidade e proteção dos residentes e funcionários" da instituição na "tentativa de evitar o agravamento de toda a conjuntura".

PUB

Portalegre é um dos concelhos portugueses que a partir de segunda-feira passa a estar abrangido por medidas especiais para contenção da pandemia de covid-19, por ser considerado um concelho de risco elevado de transmissão, integrando um conjunto de 191 concelhos nesta situação.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) divulgou este sábado que no concelho de Portalegre há 163 casos ativos de infeção com o coronavírus que provoca a covid-19, número também indicado à Lusa pela presidente do município, Adelaide Teixeira.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.305.039 mortos resultantes de mais de 53,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.305 pessoas dos 211.266 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG