Os trabalhos de recuperação da galeria do Túnel do Marão, no sentido Amarante-Vila Real, que foi afetada por um incêndio, estão praticamente concluídos.
O último passo necessário para a reabertura da infraestrutura são as vistorias obrigatórias, pelo que o túnel poderá reabrir na totalidade no próximo domingo ou segunda-feira.
As vistorias a cargo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) deverão ser feitas, segundo apurou o JN, entre esta sexta-feira e sábado.
A galeria sofreu danos consideráveis em resultado de um incêndio num autocarro, no passado domingo, e houve necessidade de proceder à reparação das superfícies de betão.
A Infraestruturas de Portugal (IP), empresa responsável pelo túnel, revelou que havia "danos consideráveis no pavimento numa extensão de 100 metros" e que houve necessidade de proceder à limpeza do túnel e dos equipamentos existentes ao longo de cerca de 70% da galeria.
A intervenção incluiu também a reparação, aprovisionamento e substituição de componentes dos equipamentos e sistemas de segurança, iluminação e comunicações.
Vila Real vai receber no final da próxima semana o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), que vai atrair cerca de 200 mil pessoas à cidade, pelo que o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, sempre manifestou uma "expectativa elevada" de que esta situação fosse resolvida rapidamente.
"Cada dia que o túnel está fechado é um prejuízo económico e financeiro muito grande para a região e aumenta a insegurança daqueles que têm de atravessar o Marão", disse ao JN o autarca.