Amarante

Túnel do Marão pronto para reabrir em dois ou três dias

Túnel do Marão pronto para reabrir em dois ou três dias

Os trabalhos de recuperação da galeria do Túnel do Marão, no sentido Amarante-Vila Real, que foi afetada por um incêndio, estão praticamente concluídos.

O último passo necessário para a reabertura da infraestrutura são as vistorias obrigatórias, pelo que o túnel poderá reabrir na totalidade no próximo domingo ou segunda-feira.

As vistorias a cargo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) deverão ser feitas, segundo apurou o JN, entre esta sexta-feira e sábado.

A galeria sofreu danos consideráveis em resultado de um incêndio num autocarro, no passado domingo, e houve necessidade de proceder à reparação das superfícies de betão.

A Infraestruturas de Portugal (IP), empresa responsável pelo túnel, revelou que havia "danos consideráveis no pavimento numa extensão de 100 metros" e que houve necessidade de proceder à limpeza do túnel e dos equipamentos existentes ao longo de cerca de 70% da galeria.

PUB

A intervenção incluiu também a reparação, aprovisionamento e substituição de componentes dos equipamentos e sistemas de segurança, iluminação e comunicações.

Vila Real vai receber no final da próxima semana o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), que vai atrair cerca de 200 mil pessoas à cidade, pelo que o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, sempre manifestou uma "expectativa elevada" de que esta situação fosse resolvida rapidamente.

"Cada dia que o túnel está fechado é um prejuízo económico e financeiro muito grande para a região e aumenta a insegurança daqueles que têm de atravessar o Marão", disse ao JN o autarca.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG