País

Movimento pelo rio Tinto promove caminhada

Movimento pelo rio Tinto promove caminhada

Arranca hoje, às 10 horas, da Praceta do Parque Nascente, em Gondomar, a terceira Caminhada pelo rio Tinto, promovida pelo Movimento em Defesa daquele curso de água. O percurso é aberto a todos os interessados em chamar a atenção para a necessidade de despoluir o rio com uma extensão de cerca de dez quilómetros.

Na última jornada de limpeza, realizada por voluntários, foram retiradas cerca de 2,5 toneladas de lixo das margens do rio, na sua maioria plásticos. O Movimento em Defesa do Rio Tinto considera que a principal fonte dos problemas do rio têm origem em Gondomar, por onde passa a maior parte do caudal, cerca de sete quilómetros. A falta de rede de saneamento nas zonas que o rio atravessa e as descargas ilegais estão identificados como principal causa da poluição.

O rio Tinto nasce no lugar da Formiga, em Ermesinde, percorrendo cerca de um quilómetro no concelho de Valongo. Atravessa as freguesias de Baguim do Monte e Rio Tinto, em Gondomar, antes de desaguar no Douro, junto à Marina do Freixo, no Porto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG