Acidente

Corrida de motos provoca 13 feridos em Lousada

Corrida de motos provoca 13 feridos em Lousada

Veículo de piloto amador abalroou espectadores no Grande Prémio da Aparecida.

Um acidente ocorrido durante uma corrida de motos em Lousada provocou, na tarde desta segunda-feira, 13 feridos. Entre estes estão duas crianças que, tal como as restantes vítimas, apresentavam ferimentos considerados ligeiros quando foram transportadas para o hospital. O despiste de dois pilotos amadores aconteceu durante o Grande Prémio da Aparecida, evento que se realiza há 65 anos e que está integrado na festa popular que, anualmente, decorre na freguesia do Torno, em Lousada.

Segura e licenciada, diz padre

Ao JN, os responsáveis da comissão de festas da Senhora da Aparecida garantiram que a corrida, que se realiza num circuito urbano, está devidamente licenciada e cumpria as normas de segurança exigidas.

"Este ano até se fez um estudo aprofundado dos locais onde aconteceram mais acidentes em edições anteriores. Criaram-se zonas de segurança e outras interditas ao público", realçou o padre José Ferreira, presidente da comissão de festas. "A prova está devidamente licenciada e coberta por um seguro", acrescentou o clérigo.

Álvaro Leite, também da organização, assegurou, igualmente, que "está tudo dentro da legalidade" no que diz respeito à corrida. "A GNR está sempre presente", reforçou.

PUB

Apesar disso, o acidente aconteceu. Já passava das 19 horas quando foi dada autorização para o início da última corrida da tarde. Os pilotos das motos de 85 cc arrancaram e, quase de imediato, dois deles não evitaram um choque, que fez com que um dos motociclos fosse embater na grade de proteção e atingisse os espectadores. "Não foi um acidente normal, pois não aconteceu numa curva nem num local considerado perigoso", defendeu Álvaro Leite.

Os feridos foram assistidos pelas três equipas dos Bombeiros de Lousada que estavam de prevenção à prova. "As vítimas apresentavam escoriações e outras tinham fraturas. Todos foram considerados feridos ligeiros", afirmou o comandante, Albano Teixeira.

O Grande Prémio da Aparecida atrai milhares de pessoas, que se colocam ao longo dos passeios para ver os pilotos passar numa pista criada nas ruas da localidade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG