Maia

Português explica como tirou foto da "National Geographic"

Português explica como tirou foto da "National Geographic"

Ricardo Miranda decidiu fotografar a "estonteante beleza" da fêmea tigre Asha, no Zoo da Maia, e foi recompensado pela revista "National Geographic", que publicou o resultado na edição deste mês.

Há um ano que este fotógrafo freelancer, de Milheirós, partilha "esporadicamente" fotografias no Facebook da "National Geographic", mas uma publicação recente valeu-lhe a inclusão do seu trabalho na edição de julho da revista impressa.

A fotografia em questão surgiu em "mais uma visita ao Zoo da Maia, na tentativa de [conseguir] algumas fotos interessantes", disse ao JN, Ricardo Miranda. Foi aí que o fotógrafo se apercebeu que Asha, a fêmea tigre residente, "interagia com muita facilidade com quem a admirava no observatório".

"Nessa altura, e como estava sozinho, fiz algumas fotos, quer com a objetiva 'colada' ao vidro, quer com um filtro polarizador. Quando chegaram mais visitas, afastei-me. Nesse momento, a Asha mergulhou no seu pequeno lago e colou-se ao mesmo... Exatamente no momento em que a rapariga da foto a observava com admiração do outro lado do vidro", explica Ricardo Miranda, que desconhece a identidade da mulher retratada.

O momento seguinte ficaria gravado para sempre. "A Asha normalmente coloca a pata no vidro a acompanhar as mão das pessoas do lado oposto. Como aquele momento iria durar escassos segundos e o meu olhar tocou o 'alarme', apenas tive tempo de tirar duas ou três fotos do momento", acrescenta. O esforço "resultou em pleno" e Ricardo conseguiu a fotografia que agora corre Mundo.

"Fiquei surpreendido pela escolha, embora e já na altura, tivesse ficado com a sensação que a foto poderia contar uma História", remata.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG