"Quartel Electrão"

Bombeiros do Marco de Canaveses ganham carro de combate a incêndios após recorde

Bombeiros do Marco de Canaveses ganham carro de combate a incêndios após recorde

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses (AHBVMC) venceu o concurso "Quartel Electrão" de 2021 ao recolher mais de 160 toneladas de material para reciclagem.

Trata-se da maior quantidade recolhida num único ano no âmbito da iniciativa promovida pela parceria da Liga dos Bombeiros Portugueses com a Associação de Gestão de Resíduos Electrão.

Como prémio os bombeiros marcuenses ganharam um veículo de combate a incêndios "graças ao contributo de toda a comunidade, entidades e empresas". "Conseguimos recolher 161.172 kg de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos usados. Um número recorde que nos orgulha e que nos traz um novo veículo ligeiro de combate a incêndios rurais", reconhece João Lima, presidente da AHBVMC. Além da nova viatura, será ainda entregue aos Voluntários do Marco 12.088 euros, verba que "será canalizada para a compra de equipamentos de proteção individual dos bombeiros", acrescenta o responsável.

Os Bombeiros de Agualva Cacém conseguiram a maior quantidade de pilhas, quase uma tonelada e meia (1.451 kg) que permite à corporação reforçar a disponibilidade de material de proteção individual.

Em termos globais, o concurso "Quartel Eletrão" de 2021 registou um aumento de 19% de material recolhido face a 2020. Ao todo foram recolhidas 2 mil e 410 toneladas de equipamentos elétricos e eletrotécnicos usados, baterias, pilhas e lâmpadas entregues para reciclagem entregues pelas 159 associações humanitárias de todo o país que participaram na campanha. Como prémio foram-lhes atribuídos 250 mil euros pela participação. A sétima edição do "Quartel Electrão" já está a decorrer, arrancou em janeiro.

O material recolhido pelos Bombeiros Voluntários é encaminhado para reciclagem.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG