Municípios

Marco de Canaveses abre as portas do novo jardim em dia de aniversário

Marco de Canaveses abre as portas do novo jardim em dia de aniversário

No dia 31 de março de 1852, a Rainha D. Maria II formalizou o decreto que deu origem a um novo Município, anexando os concelhos de Benviver e Marco de Soalhães, dando origem ao atual concelho do Marco de Canaveses. Centro e sessenta e nove anos depois, a cidade, sede do concelho, abriu as portas ao renovado Jardim Municipal Adriano José de Carvalho e Melo.

Do caderno de encargos da obra realizada nos últimos seis meses, onde foram investidos 293 mil euros, comparticipados em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), foi realizada a requalificação paisagística e funcional do Jardim Municipal e introduzidas diversas alterações nos três patamares interiores. Uma das mais notadas foi a acessibilidade para cidadãos com mobilidade reduzida.

No edifício existente, as Arcadas foram remodeladas, nomeadamente os sanitários, e foram criadas esplanadas contíguas ao passeio "para evitar os desníveis ou ressaltos".

No patamar intermédio, a alteração surgiu ao nível do parque infantil, agora "mais amplo e seguro" e com novos equipamentos de forma a criar mais zonas de brincadeira. E foram instalados bancos de jardim para quem acompanha as crianças. Ainda neste patamar, e tirando partido do palco existente que sobreviveu à remodelação, foi feita a remodelação de todo o espaço com um relvado mais extenso, "para uma melhor utilização e fruição da zona de espetáculos ou atividades que se possam desenvolver no palco", justifica a autarquia.

Nesta remodelação, o ajardinamento foi alterado e substituídas as espécies arbustivas. As árvores centenárias também resistiram à remodelação levada a cabo no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).

O jardim foi ainda dotado de um conjunto de placas informativas sobre a história do jardim, as espécies botânicas que o compõe e um jogo didático que, através de código ​​​​​​​QR, ensina aos mais novos um pouco da história do concelho ao mesmo tempo que os faz percorrer o espaço.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG