Ajuda

Banco de Bens para apoiar quem mais precisa em Matosinhos

Banco de Bens para apoiar quem mais precisa em Matosinhos

A MatosinhosHabit, empresa municipal responsável pelo parque habitacional de Matosinhos, criou o Banco de Bens, "que vai disponibilizar às famílias e instituições mais vulneráveis do concelho equipamentos novos ou reutilizáveis e que foram doados por empresas ou particulares". Mobiliário, eletrodomésticos, brinquedos, cadeiras de rodas ou bengalas são alguns dos artigos em causa.

"Esta iniciativa pretende acima de tudo, não só ajudar quem mais precisa, mas também fazer a diferença na vida de pessoas e associações locais atenuando as dificuldades que enfrentam", sublinha Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.

Em comunicado, a empresa municipal acrescenta que "o Banco de Bens pretende também promover o trabalho em rede, estimular a economia circular e fomentar a solidariedade".

Além de ajudar a população mais carenciada, o projeto incentiva o reaproveitamento de materiais, "investindo, desta forma, numa comunidade mais saudável e sustentável".

"O nosso intuito é que consigamos assim abarcar áreas de apoio à população idosa e cidadãos portadores de deficiência ou incapacidade, criando mais um recurso disponível. Por outro lado, é igualmente importante frisar que o Banco de Bens tem também um lado de responsabilidade social, solidariedade e voluntariado que queremos fomentar, estimulando a participação ativa da nossa comunidade", assinala Tiago Maia.

"Disponível para os residentes em Matosinhos e instituições com sede no concelho, o Banco de Bens acolhe bens novos ou passíveis de reutilização, designadamente mobiliário, utilidades para a casa e utensílios de cozinha, equipamentos elétricos e eletrónicos, eletrodomésticos, pequenos aparelhos, brinquedos e artigos de puericultura e ajudas técnicas (camas articuladas, cadeiras de rodas, cadeiras sanitárias, bengalas, andarilhos, tripés, entre outras)", resume a empresa municipal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG