Desemprego

Centro de Engenharia Aeronáutica gera 150 novos empregos

Centro de Engenharia Aeronáutica gera 150 novos empregos

A unidade de Engenharia Aeronáutica do Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, em Matosinhos, estará concluída em fevereiro de 2014, num investimento de 37 milhões de euros que vai gerar 150 novos postos de trabalho.

O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, visitou esta quarta-feira as obras do Centro de Engenheira Aeronáutica, que começaram há sete semanas, que está a nascer na parte sul do concelho e que, na opinião do autarca, permite "devolver esta zona da cidade a uma atividade económica".

De acordo com Paulo Sanchez, diretor de projeto, "a obra está contratada para terminar dia 25 de fevereiro de 2014", num centro que terá cerca de 200 engenheiros a trabalhar.

"Nós temos uma previsão de ter, aproximadamente, 150 novos postos de trabalho, só para esta unidade, num investimento total de 37 milhões de euros", acrescenta.

Paulo Sanchez explicou que no Centro de Engenheira Aeronáutica será feito o projeto, o desenvolvimento de componentes -- a fabricação desses componentes a nível de protótipos -- e a sua certificação e testes.

"Nós fizemos várias consultas a várias localizações e do conjunto de circunstâncias que nos foram oferecidas, Matosinhos reuniu as melhores condições", justificou.

Guilherme Pinto considera que toda a zona Sul "tem que ser repensada", já que os depósitos das gasolineiras também vão sair dentro de dois anos.

PUB

"A grande ambição de Matosinhos é criar aqui uma área verde, reconvertendo toda esta zona", explica.

O presidente da câmara sublinha ainda, com agrado, o facto de pela primeira vez, desde há 30 anos, haver um investimento naquela zona "de caráter não habitacional ou não comercial".

O CEIIA, que participa no projeto do novo avião militar KC-390, da Embraer, já está presente em países como Inglaterra, França, Brasil e Itália e as atuais instalações, que são para manter, estão localizadas no Tecmaia, concelho da Maia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG