O Jogo ao Vivo

Matosinhos

Feira medieval disponível em "smartphones"

Feira medieval disponível em "smartphones"

A Câmara de Matosinhos lançou uma aplicação para "smartphones" que fornece todas as informações do que está a acontecer na feira medieval, que arranca, esta quinta-feira à tarde, junto ao Mosteiro de Leça do Balio.

Uma aplicação para Android e iPhone permite "saber em tempo útil o que vai acontecer" durante a edição deste ano da Feira Medieval de Matosinhos, que começa esta quinta-feira à tarde, junto ao Mosteiro de Leça do Balio.

A feira medieval apresenta-se este ano num espaço maior, com mais ceias medievais, uma programação mais intensa e uma oferta mais alargada ao nível dos artesãos e de produtos seleccionados.

"Este ano, foi também criado um circuito para os visitantes", explicou o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, acrescentando que através da aplicação para "smartphones", o público tem acesso a toda a programação.

Fernando Rocha destacou, também, o facto da feira receber, esta quinta-feira, "uma delegação de cinco pessoas da Galiza", mais concretamente de Santiago de Compostela, que "quer ver o que é esta feira, porque têm interesse em a replicar".

A visita à feira surge no âmbito de duas operações de charme que a Câmara de Matosinhos realizou na Galiza (Vigo e Santiago de Compostela) para dar a conhecer o evento, que em 2010 recebeu a visita de "300 mil pessoas", acrescentou o vereador.

A feira medieval representa um investimento de cerca de 180 mil euros, sendo que "a Câmara quase não investe", uma vez que este ano contou com o apoio de fundos comunitários, além de patrocinadores.

PUB

Nesta quinta edição da feira "Os Hospitalários no Caminho de Santiago", que se prolonga até domingo, o desafio é a "qualificação da oferta e a garantia de conforto dentro do ambiente medieval", refere a autarquia, explicando que estão criadas zonas de descanso e que há uma "melhor localização da zona de concertos".

A "animação contínua" junto ao Mosteiro de Leça do Balio será feita com saltimbancos, torneios a cavalo, acampamentos militares, passeios de burro, liças de armas, concertos, tabernas medievais e artesãos com trabalho ao vivo.

A iniciativa tem por objectivo "promover os Caminhos de Santiago no concelho de Matosinhos e divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal, através da recriação da época medieval, com os seus costumes, tradições e vivências".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG