Matosinhos

Há cinco anos a viver com cheiro a churrasco

Há cinco anos a viver com cheiro a churrasco

Há cinco anos que oito moradores de um condomínio na Rua Godinho Faria, em Leça do Balio, vivem diariamente com cheiro constante a churrasco, barulho ininterrupto e fumo negro que lhes invade as casas.

Já se queixaram a todo o tipo de organismos e o caso suscitou uma verdadeira guerra judicial, com a churrasqueira a recorrer a providências cautelares para evitar, assim, o encerramento. Em março, o Tribunal deu razão aos moradores. A Câmara de Matosinhos já aprovou o fecho do restaurante e garante estar prestes a deliberar o despejo do estabelecimento.

Quem olhar para a parede exterior das traseiras do prédio pensa que no número 1475 da Rua Godinho Faria houve algum incêndio. Está tudo negro. Na casa dos moradores, as janelas parecem montras de churrasqueiras, tão pretas e cheias de gordura. "No início, ainda limpava a janela todas as semanas com líquido verde e esfregão palha de aço. Depois, desisti", desabafa uma moradora.

Tribunal com moradores

Mal se entra no prédio, o cheiro entranhado a churrasco dá náuseas. É com isto que vivem, todos os dias, os moradores, além dos barulhos constantes dos aparelhos de refrigeração e da extração de fumos, que funcionam 24 horas por dia. "O restaurante não tem dias de descanso e as máquinas trabalham 24 horas por dia. Houve uma fase em que nem vínhamos para casa", refere outro morador, que não compreende como um restaurante tão moderno causa tantos transtornos.

Queixas e providências

Após várias queixas de condóminos e providências cautelares do restaurante, o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto deu razão aos moradores. E, em março passado, ordenou a Câmara a tomar posse administrativa do "Sucesso dos Grelhados", com vista ao encerramento. Procedimento que foi aprovado em Assembleia Municipal de julho.

PUB

Agora a Autarquia garante, ao JN, que "está a ultimar a proposta para o despejo administrativo", para que o documento possa ser aprovada já na reunião de Executivo do próximo dia 29.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG