Obras

Água pode falhar no Porto a partir das 21 horas de sábado

Água pode falhar no Porto a partir das 21 horas de sábado

Algumas zonas da cidade do Porto poderão ter falhas no abastecimento de água, entre as 21 horas de sábado e as 12 horas de domingo. Na origem dos constrangimentos estão uma intervenção numa conduta principal no âmbito das obras da nova linha do metro e a substituição de uma outra conduta, centenária, por uma infraestrutura nova.

A intervenção na conduta principal decorre das obras da Linha Rosa do Metro do Porto, na Avenida dos Aliados. "Esta intervenção programada, da responsabilidade da empresa municipal Águas e Energia do Porto, em conjunto com a Metro do Porto, permitirá também substituir uma conduta centenária por uma infraestrutura nova. A nova conduta possibilitará a melhoria do serviço prestado ao cliente final, nomeadamente ao nível da qualidade da água e na redução da probabilidade de roturas e de perdas de água", acrescenta a Autarquia.

"Apesar de estarem a ser realizados todos os esforços para minimizar o impacto desta intervenção, poderão registar-se alguns constrangimentos no serviço de abastecimento de água em algumas zonas da cidade. As alterações ao serviço sentir-se-ão entre as 21 horas de sábado, 13 de agosto, e as 12 horas de domingo, 14 de agosto", explica a Câmara, lembrando que os constrangimentos serão "mais evidentes nos períodos de maior consumo".

PUB

"Nesse período, poderão ocorrer falhas do fornecimento. Após a reposição gradual das condições regulares do abastecimento, a Águas e Energia do Porto alerta para a possível ocorrência de alguma turvação natural da água das torneiras, situação que ficará, entretanto, normalizada", esclarece, ainda, o Município.

Além de melhorar a qualidade da água e reduzir a probabilidade de fugas, a substituição de condutas antigas permite "melhorar as condições de caudal e pressão no serviço prestado diariamente aos portuenses", diz a Câmara. "O investimento e esforços contínuos do Município do Porto, numa rede que é já centenária, tem também como objetivo o reforço da segurança e resiliência de todo o sistema", conclui.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG