Mau tempo

Águas do Douro galgaram margens na Ribeira do Porto sem causar prejuízos

Águas do Douro galgaram margens na Ribeira do Porto sem causar prejuízos

As águas do rio Douro, na preia-mar das 2 horas, subiram até à zona Postigo de Carvão, na Ribeira, e Cais do Ouro, mas não chegaram a Miragaia, no Porto.

"A perspetiva para a próxima preia-mar, das 14.30 horas, é que a cota do rio seja igual ou inferior aquilo que foi registado esta noite. É uma perspetiva positiva duma ligeiríssima melhora em termos de cota do rio", sublinhou o comandante da Capitania do Porto do Douro.

Segundo explicou à Lusa Santos Amaral, a montante do rio, para o interior, "as barragens já diminuíram as descargas, mas isso é um efeito que demora algum tempo até se fazer sentir" no Porto.

PUB

"Por isso é que digo que para esta próxima preia-mar a perspetiva é que, na pior das hipóteses, vai ser igual ao que tivemos às 2 horas, perspetivando-se para a noite [de hoje] uma melhoria da cota do rio", disse.

Para quinta-feira à tarde, "está prevista alguma chuva, mas teremos que analisar que efeitos é que essa chuva vai provocar na cota das albufeiras do rio, para vermos que efeitos é que poderá provocar nos dias seguintes", acrescentou.

"Sendo menos chuva do que a que caiu na noite de segunda para terça-feira, os efeitos poderão não ser muitos significativos", admitiu o comandante da Capitania do Douro.

Em relação a prejuízos causados pela subida da água durante a madrugada, Santos Amaral referiu que "não existem", na medida em que "o rio não subiu muito, não chegou a Miragaia, que é onde há estabelecimentos comerciais, garagens e entradas de habitação, e também por que desde sábado está implementado um aviso de possibilidade de cheia, portanto, todas as pessoas estavam informadas".

"Os serviços de proteção civil começaram desde logo a avisar as pessoas e a interditar acessos e a pôr sinalética. Ontem [terça-feira] estava toda a gente preparada para o pior que, felizmente, não veio acontecer", disse.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo devido à agitação marítima com ondas de oeste/noroeste com 4 a 5 metros até às 18 horas desta quarta-feira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG