Insólito

Autocarro da STCP multado por uso de luzes ilegais

Ana Carla Rosário

Autocarro da nova frota elétrica da STCP

Foto José Carmo/global Imagens

A PSP multou, na manhã desta quinta-feira, um autocarro da STCP com um dispositivo ilegal de luzes na frente da viatura.

De acordo com fonte da PSP, durante uma ação de fiscalização na Praça da República, no Porto, na manhã desta quinta-feira, os agentes detetaram o autocarro, elétrico, "com sinais luminosos azuis que só podem ser usados por veículos de emergência, designadamente, os da Polícia". Por isso, o veículo foi mandado parar e não pode circular até que seja revista a utilização das luzes, confirmou a mesma fonte.

Entretanto, a STCP reconheceu que foi notificada pela PSP "relativamente à existência de uma faixa de luz de led azul na parte frontal de um autocarro pertencente a uma série de cinco veículos 100% elétricos da frota da STCP", que "verificam homologação europeia e também nacional". No entanto, explicou a mesma fonte, "as referidas luzes vão ser desligadas até clarificação da situação, continuando os autocarros em normal circulação, pois trata-se de uma característica de design que não afeta a condução, nem o bom funcionamento do veículo".

A empresa de transportes coletivos do Porto explicou que, no seguimento da ação de fiscalização da PSP desta manhã, "a referida viatura estava em circulação normal, pelo que os clientes que pretenderam saíram e outros mantiveram-se na viatura para continuação da viagem".

O veículo em causa é um de cinco que foram colocados em funcionamento no final do ano passado. São autocarros 100% elétricos, com uma autonomia de 250 quilómetros, capacidade de 90 passageiros e acessibilidade a clientes com mobilidade reduzida. De acordo com a STCP, na apresentação dos autocarros 100% elétricos e zero emissões poluentes, eles permitirão, em conjunto, uma redução anual de cerca de 441 toneladas de CO2.

Renovação completa Com os cinco veículos, a renovação de frota da STCP, que começou em 2018, ficou concluída. Ao todo, foram investidos cerca de 70 milhões de euros para substituir 65% da frota, com o objetivo de garantir a descarbonização dos autocarros. As cinco viaturas elétricas foram fabricadas pela chinesa Zhontong Bus, um dos cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros e o segundo na produção de autocarros elétricos, e fornecidos pela portuguesa EF - Mobilidade Elétrica, representante da marca no mercado da União Europeia. A STCP tem 254 viaturas movidas a gás natural e 20 100% elétricas.