Porto

Morreu o médico Nuno Montenegro

JN

Nuno Montenegro foi diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital S. João

Foto Miguel Sousa / Global Imagens

Morreu o médico Nuno Montenegro, antigo diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital S. João, confirmou o JN.

Nuno Montenegro, médico obstetra e ginecologista, foi diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital S. João e subdiretor e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Morreu esta quarta-feira, aos 66 anos. O funeral realiza-se esta quinta-feira, dia 23 de setembro, às 10h00, na Igreja das Antas, no Porto.

Numa nota de pesar, o diretor da FMUP, Altamiro Pereira, recordou a "longa e corajosa resistência contra a doença que há muito o afligia", recordando o "temperamento aberto e expansivo" que "nunca foi indiferente a ninguém". Fica "a saudade de alguém sempre disponível e interventivo que defendia com paixão e empenho as diversas causas que abraçou", escreveu o diretor.

Também o reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, citado pelo "Notícias Universidade do Porto", recorda Nuno Montenegro como "um dos mais brilhantes ginecologistas e obstetras da sua geração, com uma carreira notável como clínico, docente e investigador". "A sua reputação médico-científica extravasou fronteiras, mas foi na Faculdade de Medicina e no Centro Hospitalar Universitário de São João que deixou uma marca indelével de dedicação, competência, saber e humanismo", enaltece o reitor.