Porto

Câmara do Porto vai organizar Feira do Livro

Câmara do Porto vai organizar Feira do Livro

A Câmara do Porto decidiu colocar um ponto final num dossiê que parecia irresolúvel, assumindo a organização da Feira do Livro da cidade. O certame, que habitualmente se realiza no mês de maio, vai ter lugar nos jardins do Palácio de Cristal, entre os dias 5 e 21 de setembro, e contará com o apoio da Biblioteca Almeida Garrett, ali instalada.

A autarquia liderada por Rui Moreira vai convidar todos quantos estejam disponíveis a participar no evento, desde livreiros a alfarrabistas, assumindo a responsabilidade pela organização e colocando, assim, de parte qualquer contributo da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), com quem mantinha um longo diferendo em torno da partilha de custos do evento.

Recentemente, a Câmara acusou aquela associação de ter recuado nas negociações e, como tal, anunciou que não havia condições para dialogar. A APEL fazia depender a organização da Feira do Livro do Porto de uma ajuda financeira da autarquia, tendo proposto um protocolo plurianual. Recorde-se que, a 7 de fevereiro, as partes chegaram a um entendimento, depois de dois meses de avanços e recuos.

O verniz estalou quando o presidente da APEL, João Alvim, já depois do entendimento alcançado, assumiu publicamente que o acordo com a Câmara do Porto implicava que esta avançasse com um investimento. Caso contrário, não haveria certame.

Resta saber se os associados da APEL estarão disponíveis para integrar este figurino alternativo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG