Porto

Câmara investe 18 milhões a reabilitar bairros de Campanhã

Câmara investe 18 milhões a reabilitar bairros de Campanhã

A Câmara do Porto anunciou, esta sexta-feira, o reinício das obras no bairro do Lagarteiro e um plano para recuperar, com 18 milhões de euros, perto de 500 fogos da freguesia de Campanhã, eleita como prioritária pelo atual executivo.

"Tem havido um enorme esforço da Câmara para acelerar a requalificação dos bairros da freguesia, respondendo a uma prioridade eleitoral do presidente Rui Moreira e de mim próprio", vincou Manuel Pizarro, vereador da Habitação, esclarecendo que o investimento abrange também os bairros S. Vicente Paulo, Contumil, Falcão, S. Roque da Lameira, Engenheiro Machado Vaz e Monte da Bela.

No Lagarteiro, as obras interrompidas em 2012 devido ao fim de um programa do Governo, foram retomadas, esta sexta-feira, com um investimento de "2,3 milhões de euros" e a previsão é que fiquem concluídas em março, adiantou Pizarro aos jornalistas.

PUB

"Vamos ter obras noutras zonas da cidade mas a especial atenção vai para Campanha para vencer o atraso e ostracismo a que a esta zona esteve votada", esclareceu.

"Nos próximos dias", as empreitadas vão chegar ao bairro S. Vicente Paulo e "ao bloco 4 de Contumil", seguindo-se o bairro do Falcão, revelou o vereador, acrescentando esperar iniciar em 2015 as obras nos blocos "21 a 23 do bairro de S. Roque, no bairro Machado Vaz e Monte da Bela".

"Não faremos obra que não tenhamos dinheiro para pagar, mas vamos levar até ao fim o programa de reabilitação dos bairros", garantiu o vereador do PS.

O presidente da Câmara, Rui Moreira, insistiu que a transferência de competências do Estado para a autarquia lhe agrada, mas não se pode fazer sem mais verbas.

"Gosto muito de ter competências. Gostaria até de ter mais. A Câmara deve poder ter competências. Ninguém melhor conhece a cidade e suas necessidades. O problema é que isso devia exigir do Estado uma transferência proporcional de recursos. Caso contrário temos de fazer opções", esclareceu.

Esta sexta-feira, começaram as obras nos blocos 10 e 11 do bairro do Lagarteiro e, para outubro, está previsto o início da empreitada nos blocos 12 e 13, especificou Manuel Pizarro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG