Animais

Canil do Porto vai ser encerrado

Canil do Porto vai ser encerrado

A Câmara do Porto admitiu, nesta manhã de segunda-feira, que o Canil Municipal da cidade é uma estrutura "degradada" e "obsoleta". Nesse sentido, prometeu encerrar o espaço e construir, no próximo ano, um novo Centro de Recolha Animal.

Mais de uma semana depois de uma manifestação contra o abate e as condições com que os animais são acolhidos no Canil Municipal do Porto, o vereador do Ambiente, Filipe Araújo, veio admitir, nesta manhã de segunda-feira, que a estrutura, com mais de 80 anos, está "obsoleta" e "degradada". Isto apesar de recentemente ter sido alvo de obras de manutenção, entre as quais a colocação de "isolamento término nos telhados", "nova sinalética" e "pinturas",

Filipe Araújo garantiu, assim, que é intenção da Câmara do Porto encerrar o canil. Mas isso só acontecerá quando estiver concluído um novo Centro de Recolha Animal. A obra, contudo, só avançará no terreno, no decorrer do próximo ano. O vereador não avança, para já, com uma data previsível para a conclusão do equipamento.

Segundo Filipe Araújo, a construção de um Centro de Recolha Animal já dispõe de 200 mil euros no orçamento municipal para este ano. "Há um compromisso financeiro de avançar com o projeto", garante o vereador, citado pela agência Lusa. "Em 2015 vão ser feitos os projetos e identificado o local para a estrutura", explica Filipe Araújo, estando em cima da mesa várias possibilidades.

PUB

Paralelamente, a Autarquia está a montar um plano estratégico animal, em colaboração com a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária e com a Ordem dos Veterinários. "Estamos a ouvir e a planear. Vamos também ouvir as associações relevantes que têm a ver com os animais", refere Filipe Araújo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG