Porto

Chave dos Clérigos confiada à Câmara do Porto pela primeira vez

Chave dos Clérigos confiada à Câmara do Porto pela primeira vez

A Irmandade dos Clérigos entregou hoje pela primeira vez a chave da "Torre da Cidade" ao presidente da Câmara do Porto, num gesto simbólico de abertura à comunidade.

"A entrega da chave da torre ao presidente da câmara pretende simbolizar a devolução da torre à cidade e ganhar uma vizinhança de simbolismo", assinalou o presidente da Irmandade dos Clérigos, no dia em que a torre desenhada por Nicolau Nasoni no século XVIII celebra mais um aniversário, o primeiro desde a sua reabertura ao público.

Segundo o padre Américo Aguiar, este foi "um gesto bonito que a irmandade dos Clérigos fez à cidade", cumprindo a promessa de devolução da Torre ao Porto depois de ter sido requalificada numa intervenção que rondou os 2,6 milhões de euros.

PUB

Para o presidente da irmandade, esta também foi uma forma de destacar a importância daquele monumento que classificou de "Torre da Cidade", tal como a encontrou descrita em textos do século XVIII sobre a aprovação da obra de construção.

Desenhada por João Pedro Oliveira, um "jovem empreendedor" da zona baixa da cidade, a chave entregue e confiada agora à Câmara do Porto é uma peça em prata, com apontamentos em ouro e que "efetivamente abre a porta" da Torre dos Clérigos.

A chave ficará guardada no gabinete do presidente, junto de uma outra chave que dá acesso ao coração de D. Pedro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG