Transportes

CP aprova verba de 378 mil euros para manutenção de veículos do Metro do Porto

CP aprova verba de 378 mil euros para manutenção de veículos do Metro do Porto

O Conselho de Administração da CP - Comboios de Portugal aprovou uma verba de 378 mil euros para a manutenção das frotas do Metro do Porto nos próximos dois anos, segundo despacho publicado nesta sexta-feira em Diário da República.

De acordo com os termos da deliberação, a empresa pública aprovou o lançamento do procedimento pré-contratual necessário à prestação de serviços de manutenção dos veículos das frotas Eurotram e Tram-Train da Metro do Porto.

A decisão abrange também a dotação financeira no valor total de 378 mil euros mais IVA, que será repartida pelos anos de 2021, com 252 mil euros, e 2022, com 126 mil euros.

O despacho define ainda que "o encargo associado a esta contratação tem um prazo de execução até 18 meses a executar entre os anos de 2021 e 2022".

A CP presta os serviços de manutenção à frota da Empresa do Metro do Porto no âmbito da subcontratação feita pela concessionária e operadora, a ViaPorto, à EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.

A EMEF fundiu-se, entretanto, com a CP e a empresa estatal que tem como missão prestar serviço de transporte ferroviário de passageiros e manutenção ferroviária passou a assegurar a necessidade da prestação de serviços de manutenção dos veículos das frotas Eurotram e Tram Train da Metro do Porto para efeitos das mesmas atividades, como explica a deliberação do Conselho de Administração.

O metro opera em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto através de uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, utilizada por cerca de 60 milhões de clientes por ano, de acordo com dados da concessionária.

PUB

A frota da Metro do Porto é, atualmente, constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-Train.

Outras Notícias