O Jogo ao Vivo

Exclusivo

Escola Superior Artística do Porto sai da Ribeira para as Antas

Escola Superior Artística do Porto sai da Ribeira para as Antas

Projeto pedagógico fundado em 1982 deixa centro histórico do Porto. Antiga fábrica têxtil contígua a Fernão Magalhães acolhe mudança já em setembro.

Nascida de dissidentes das Belas Artes e instalada no Largo de S. Domingos desde 1982, a Escola Superior Artística do Porto (ESAP) corta a relação umbilical com o centro histórico da cidade e muda-se para as Antas. A transferência está prevista já para setembro, assim se concluam as obras na antiga fábrica de têxteis que há de dar lugar a todo o campus. Os vizinhos da Ribeira já sentem a saudade dos estudantes e adivinham mais um projeto hoteleiro. A escola diz que não e que o edifício permanecerá como espaço de exposição e de interação pedagógica com o mundo das artes.

Outra instalação contígua, o Palacete de Belomonte, adquirido em 2001 pela Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, dona da escola, foi vendido. Não foi revelado o negócio de alienação do solar do século XVIII, que foi dos Pacheco Pereira e onde, durante as últimas décadas, foram instalados a biblioteca, o auditório, o centro de informática, os estúdios, as oficinas, os ateliês e também algumas salas de aulas. Agora, muda-se tudo para a Rua do Major David Magno, numa margem da Avenida de Fernão de Magalhães e nas cercanias do antigo liceu Oliveira Martins, onde funciona a Escola Artística Soares dos Reis, precisamente o estabelecimento com quem a ESAP mantém um protocolo de cooperação pedagógica.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG