Porto

Esplanadas de Parada Leitão começam hoje a ser demolidas

Esplanadas de Parada Leitão começam hoje a ser demolidas

O processo das esplanadas da Praça de Parada Leitão, no Porto, já leva seis anos, fez correr muita tinta e conheceu avanços e recuos sem conta.

Estava já, ou ainda, na justiça, onde a Câmara Municipal já tinha perdido dois recursos. Agora, parece ter chegado ao fim. A Autarquia e os proprietários das estruturas construídas em 2010 sem o necessário parecer favorável do então Instituto Português do Património Arquitetónico e Arqueológico (Igespar) chegaram a acordo para a sua demolição e uma das três esplanadas ainda existentes começa a ser desmantelada hoje mesmo, a partir das 10 horas. O Café "Piolho" é o primeiro a deitar abaixo a sua esplanada. Os trabalhos decorrerão hoje e amanhã e serão feitos com o recurso a camiões com grua para a remoção dos pesados perfis metálicos. Depois, será feita a limpeza da área sobre a qual foi edificada a estrutura e lá para terça-feira já haverá, no local, uma nova esplanada, desta feita amovível.

Leia mais na edição e-paper ou na edição impressa.

Leia a nossa Edição Impressa ou tenha acesso a todo o conteúdo no seu computador, tablet ou smartphone assinando a versão digital aqui