Exclusivo

Fumar ao ar livre no Hospital de S. João só em áreas delimitadas

Fumar ao ar livre no Hospital de S. João só em áreas delimitadas

Só será possível fumar em quatro áreas, às quais se soma uma no interior das instalações. Disponíveis programas de cessação tabagística para funcionários.

A partir de hoje, já não é possível fumar em qualquer zona exterior do Hospital de S. João, no Porto. Pelo recinto hospitalar, há agora apenas cinco áreas onde acender o cigarro é permitido. Localizam-se junto às zonas de maior afluência de utentes, nomeadamente o centro de ambulatório, as urgências de adultos e de obstetrícia e o Atrium Hospitalidade. Para sensibilizar as pessoas para os malefícios do tabaco e alertar para a existência de programas de cessação tabágica, foi lançada a campanha "A caminho de um hospital sem fumo".

"Apesar dos esforços que têm sido feitos, basta chegar ao hospital para ver pessoas a fumar na porta principal. Por ser uma instituição de saúde e tratar pessoas doentes, o hospital também tem de ser formativo e tentar sensibilizar as pessoas para os riscos", destacou António Morais, pneumologista e adjunto da direção clínica do Hospital de S. João, notando que "o tabaco é um dos maiores fatores de risco de doença".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG